12 de agosto de 2011

EVANGELHO E ANTICAPITALISMO – Parafraseando Mateus 23 e Marcos 13


"Esta é uma lição tirada de uma figueira. Quando os brotos dela ficam macios e as folhas começam a crescer, vocês sabem que primavera chegou". (Marcos 13:28)

Do jeito que eles falam, vocês pensariam que estes ditos líderes sindicais, do movimento popular, do movimento estudantil, do movimento dos sem terra, parlamentares, religiosos, e doutores são o próprio Che Guevara, pela maneira como eles continuam fazendo tantos planos, e dizendo como o povo deve agir! Pode até ser correto fazer algumas coisas que eles dizem, mas acima de qualquer outra coisa não sigam o exemplo deles. Porque eles não fazem o que mandam vocês fazerem. Exigem de vocês coisas impossíveis que eles nem tentam observar.
Tudo o que fazem é para se mostrar. Eles se fingem de revolucionários, levando nos braços grandes caixas cheias de livros escritos por revolucionários, e colocando dísticos em suas camisetas. Como gostam de fazer parte da mesa, e sentar nas cadeiras reservadas nos jantares, nas Conferências Universitárias, e nas cerimônias de inauguração! Como apreciam a consideração que se presta a eles na mídia e nas ruas! Como gostam de ser chamados de "líder", "Doutor", "dirigente", "diretor"! Nunca deixem que alguém chame vocês assim. Porque somente o povo trabalhador é que deve ser o dirigente dele mesmo e todos vocês estão no mesmo nível, como trabalhadores. Não se dirijam a ninguém chamando-o de "líder", "dirigente" ou "Doutor", ou "mestre" porque somente um é o mestre de vocês, o povo trabalhador.
Quanto mais solidários vocês forem uns com os outros, mais respeito vocês terão. Para ser o mais respeitado, é preciso ser o mais solidário. Mas aqueles que se acham grandes, sofrerão desapontamentos e humilhação; aqueles que se solidarizam serão respeitados.
Vocês inspiram pena, religiosos, líderes de movimentos, sindicatos, e partidos, e chefes de governo de esquerda - fingidos! Pois vocês não deixam o povo fazer a Revolução, nem vocês mesmos a fazem. Vocês parecem ser revolucionários, com todos seus longos artigos nos jornais, entrevistas no rádio e televisão, e ardentes discursos em cima dos caminhões de som, enquanto vendem os trabalhadores ao capital, apreendem as vans dos perueiros, destroem as barracas dos camelôs e expulsam os pobres de suas casas e terras cumprindo "mandados de reintegração de posse", e leis escritas por vocês mesmos, proprietários e capitalistas disfarçados, contra os trabalhadores. Vanguardas cegas! Vocês inspiram pena! Porque a sua regra é que os fins justificam os meios – vocês dizem que os meios podem ser sujos, desde que o fim seja alcançado, a emancipação dos trabalhadores. Otários e cegos! O que é mais importante? Os fins ou os meios que impedem o desvio desse fim?
Vocês inspiram pena, religiosos, líderes de movimentos, sindicatos, e partidos, e chefes de governo de esquerda - fingidos! Vocês são tão cuidadosos em limpar a parte de fora da taça, mas o interior está imundo de exploração dos outros e de cobiça. Demagogos cegos! Limpem primeiro o interior da taça, e então ela inteira ficará limpa.
Vocês inspiram pena, religiosos, líderes de movimentos, sindicatos, e partidos, e chefes de governo de esquerda - fingidos! Vocês são como belos túmulos – cheios de ossos de homens mortos, de podridão e sujeira. Vocês procuram parecer revolucionários, mas por baixo desses mantos de líderes, estão corações manchados de toda espécie de fingimento e corrupção.
Sim, vocês inspiram pena, religiosos, líderes de sindicatos e partidos, e chefes de governo de esquerda – fingidos! Pois constróem monumentos aos negros, aos índios, e aos trabalhadores, que foram mortos pelos seus pais, depositam flores nos túmulos dos revolucionários que eles destruíram, e dizem: "É claro que nós nunca faríamos como nossos pais".
Dizendo isso, vocês estão acusando a si mesmos, de serem filhos de capitalistas. E vocês estão seguindo os seus passos, enchendo até em cima a medida completa da ganância deles.
Serpentes! Filhos de víboras! Como vocês escaparão da condenação nos tribunais populares no dia da Revolução?
A Revolução enviará a vocês, homens e mulheres íntegros sedentos por justiça, escritores inspirados, e vocês matarão alguns pela tortura, ferirão os outros com balas de borracha durante suas cimeiras, e perseguirão todos os rebeldes até a morte, de cidade em cidade. Para que se tornem culpados de todo o sangue dos revolucionários assassinados, desde Buenaventura Durruti até Carlo Giuliani, que vocês mataram desde a Revolução Espanhola até as manifestações em Gênova. Sim, toda a condenação acumulada nestes anos cairá sobre a própria cabeça desta geração de capitalistas.
Ó Washington, Washington, cidade que mata os revolucionários, e atira bombas de gás, spray de pimenta, balas de borracha e balas de chumbo contra os anticapitalistas! Quantas vezes os povos procuraram se libertar, e esta cidade não lhes quis permitir. Pois o povo revolucionário diz isso a vocês: vocês não terão paz enquanto não se renderem aos trabalhadores.
Todos esses edifícios que abrigam seus poderes legislativos, executivos e judiciários, serão derrubados, e não será deixada nenhuma pedra em cima da outra!
Não deixem que ninguém engane vocês. Porque muitos virão dizendo que o capitalismo pode se tornar mais humano, que os governos irão taxar de forma progressiva as riquezas dos capitalistas, porque eles querem desviar muitas pessoas do caminho revolucionário. Quando vocês ouvirem que a revolta popular explode por toda a parte em todos os países, isto não é sinal que chegou o dia da Grande Revolução. As nações e os governos da terra se levantarão uns contra os outros; haverá fome e mísseis explodirão em muitos lugares. Mas tudo isso será apenas o começo dos horrores futuros.
Então vocês serão torturados e mortos, e odiados no mundo porque são anticapitalistas. Tomem cuidado, porque vocês estarão correndo grande perigo. Vocês serão arrastados para os tribunais, os estádios de futebol se transformarão em presídios onde vocês serão encarcerados e torturados, muitos de vocês voltarão a ser capitalistas, e trairão e odiarão uns aos outros. E aparecerão reformistas disfarçados de revolucionários, que desviarão a muitos. A roubalheira dos políticos será generalizada em toda parte, e muitos revolucionários serão tomados pelo desânimo. Mas aqueles que continuarem lutando firmes até o fim contra os capitalistas, alcançarão a liberdade plena.
E a Boa Notícia do Socialismo Libertário será difundida pelo mundo inteiro através da Rede Mundial de Computadores, para que todas as nações a ouçam, e depois virá o golpe final.
Vocês serão espancados perante governadores e presidentes, e acusarão vocês de serem anticapitalistas. Esta é a oportunidade que vocês tem de contar-lhes que são mesmo anticapitalistas. Mas quando vocês forem presos e submetidos a julgamento, não se preocupem com o que dizer em sua defesa. É só falarem o que o seu coração mandar. Nessa hora não serão vocês que estarão falando, e sim o seu coração.
Irmãos entregarão uns aos outros à morte, pais entregarão seus filhos, e os filhos os próprios pais, para serem mortos. E todos os odiarão porque vocês são anticapitalistas. Mas todos os que aguentarem até o fim, sem renegar seus sonhos serão vitoriosos.
Quando os mísseis começarem a cair sobre as cidades, fujam para as montanhas. Apressem-se! Quem estiver no seu terraço, nem entre de volta em casa. Quem estiver fora nos campos, nem volte para buscar seu dinheiro ou sua roupa.
Ai das mulheres que estiverem grávidas naqueles dias, e das mães que estiverem amamentando seus filhos.
Torçam para que a fuga de vocês não se dê no inverno. Porque aqueles serão dias de tanta angústia como nunca houve em qualquer época em toda a história da humanidade, e jamais haverá novamente. E se as coisas não se resolverem rapidamente, nenhuma alma em toda a terra sobreviverá. Fiquem de prontidão!
Depois de terminar esse tempo de angústia virá o Socialismo!
Ora, esta é uma lição tirada da figueira. Quando os brotos dela ficam macios e as folhas começam a crescer, vocês sabem que primavera chegou. E quando vocês virem acontecer estas coisas descritas, podem estar certos de que o Socialismo está muito próximo. Está bem à porta.
Estes são os acontecimentos que darão o sinal do fim do capitalismo.
Contudo, nem eu, nem vocês, nem ninguém sabe o dia ou a hora em que estas coisas acontecerão. E já que vocês não sabem quando isso acontecerá, fiquem prevenidos.
Estejam vigilantes!

Nenhum comentário: