31 de agosto de 2011

Heloísa Helena, Ética e PT

Introdução

        O que será abordado nesse texto, é a questão ética do PT (ou de alguns setores dele) para com os ditos “radicais” e em especial a senadora Heloísa Helena e deles para com o PT.
        Para quem não acompanhou o caso ele se deu da seguinte maneira: o PT nas eleições de 2002 fez uma forte política de alianças a qual aglutinou em sua volta diversos partidos de esquerda e outros nem tanto, um em especial causou uma polêmica muito grande que foi o antigo PL (Partido Liberal) hoje PR, que é um partido o qual defende posições no mínimo contrárias as do PT até então.
        Essa aliança com o PL causou em alguns integrantes do PT uma grande indignação e em especial na senadora Heloísa Helena a qual viu esse fato como um grande desvio ideológico onde um dos dois teria de ceder ou o PT iria para a direita ou o PL iria para esquerda, considerando que a segunda hipótese seria muito difícil de acontecer já que o PL tradicionalmente defende os interesses da elite e tem integrantes que pertence a mesma, e quem demonstrava sinais de mudança era o PT, assim não foi necessário uma analise muito profunda para ver quem iria ceder e em que direção.
        Com o passar do tempo e com a aliança consolidada, o coro dos insatisfeitos do PT foi diminuindo, com exceção de alguns onde se destacam a senadora Heloísa Helena, os deputados federais Babá, João Fontes e Luciana Genro. As críticas que se iniciaram antes das eleições e se mantiveram durante e depois, onde muitas vezes saíram do circulo partidário e se tornaram públicas. O impasse ético se dá neste ponto, será que foi ético por parte desses parlamentares em um momento eleitoral criticarem publicamente as atitudes de seu partido? Ou será que foi ético por parte do PT para com seus filiados e com o povo, ceder em tantos pontos programáticos e ideológicos que nos faça ter dúvidas quando olhamos para o bolo partidário, de quem é o PT e em que posição ele se encontra?
        Mais até então, não se tinha falado em expulsão, já que não é proibido que qualquer integrante do PT faça qualquer tipo de crítica, mesmo sendo em público, e em ano eleitoral. O que levou a expulsão dos parlamentares foi a atitude deles de não votarem na reforma da previdência, proposta pelo governo LULA, quando já eleito e conseqüentemente já passadas as eleições e diga-se de passagem com diversas vitórias do PT não só em nível nacional, mais também em diversos estados.
        A grande questão é: os parlamentares erraram quando criticaram o PT publicamente em um momento eleitoral, ou erraram quando votaram contra uma reforma que anteriormente quando não estavam no governo, todos do partido votaram contra?
 
Quem é Heloísa Helena?
 
        Heloísa Helena Lima de Morais Carvalho, brasileira, natural de Alagoas da cidade de Pão de Açúcar, formada em estatística e enfermagem, tem 40 anos de idade e iniciou sua atividade política no movimento estudantil e posteriormente no movimento docente e sindical, participando ativamente da luta de resistência à ditadura militar.
        Em 1992 foi vice-prefeita de Maceió, pela coligação PSB/PT, e em 1994 foi eleita deputada estadual, com votação expressiva na capital e no interior, assim, conseguindo se destacar como uma figura importante do PT em seu estado.
        Nas eleições de 1998, foi eleita a primeira senadora por alagoas e pelo PT alagoano tendo uma ótima performance nas urnas, no senado onde não foi diferente da câmara sempre lutou contra as políticas entreguistas e neoliberais junto com seus companheiros do PT, sua postura que sempre foi a favor dos menos favorecidos, contra as políticas impostas pelo FMI e contra a subserviência de nosso país lhe rendeu no ano de 2000 à liderança do PT e do bloco de oposição no senado.
        No ano de 2002 se desentende com os principais lideres do partido por não concordar com a política de alianças sem critérios ideológicos e pela mudança à direita a qual estava se dando no partido, nesse ano houve muito desgaste dos dois lados. Em 2003 a senadora Heloísa Helena e os deputados federais Babá, João Fontes e Luciana Genro são expulsos do PT e a partir daí começam a conversar a respeito de um novo partido o qual se construa com uma ideologia realmente de esquerda, onde os interesses dos menos favorecidos sejam prioridade.
  
 O debate sobre a ética

Ética:

1.Parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. 

2. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.

        Acima, está a definição do dicionário sobre o que é ética, mais o que é ético?
Foi ético o PT ceder tanto em suas questões ideológicas a ponto de ficar irreconhecível?
        Na minha opinião não. Porque o PT apesar de não ser um partido socialista ou revolucionário sempre se mostrou como um partido popular o qual defendia os trabalhadores e os menos favorecidos e dessa forma conseguiu sua fama e prestígio, não foi defendendo os interesses dos ricos que o PT conseguiu crescer se transformando no maior partido de esquerda do Brasil e sim os interesses dos pobres. E agora, quando conseguem eleger um representante na presidência, onde deveriam mostrar toda a sua política de esquerda a favor do povo eles acabam indo para o outro lado.
        Foi ético os parlamentares criticarem publicamente no período eleitoral seu partido?
        A posição deles com relação ao partido, não foi ética. Mais é justificável, porque isso foi uma reação por causa da ação direitista e anti-popular de seu partido, onde eles se sentiram traídos já que sempre defenderam os menos favorecidos. O que esses ditos “radicais” defendem, não é a implementação de suas idéias, já que nunca foram maioria dentro do PT, eles estão defendendo as idéias que foram aceitas e pregadas por todo o partido e que agora estão sendo abandonadas. Realmente afirmo mais uma vez a vocês leitores, os parlamentares não foram éticos com relação ao partido, mais invocaram e respeitaram uma ética muito maior que é a do político que tem boas intenções, que quer melhorar a vida do povo, essa ética o impede de abandonar os menos favorecidos independente das circunstancias e vejo que as críticas ao partido no período eleitoral, vieram como denuncias e avisos aos que no PT acreditavam, para não se iludirem, porque o PT estava desfigurado e não tinha mais nada a ver com aquele partido esquerdista que sempre disse que colocaria os menos favorecidos em primeiro lugar quando chegasse ao poder.
        Foi ético os parlamentares votarem contra a reforma da previdência que foi proposta pelos membros de seu partido no governo?
        Sim, foram éticos e desta vez foram éticos em todos os sentidos. Primeiro foram éticos com os menos favorecidos, que foram os mais prejudicados, assim sendo fiéis ao povo que considerava os parlamentares do PT como seus legítimos representantes.
        Segundo, foram éticos para com a historia do partido, que anos antes tinha votado contra essa mesma reforma, só que foi apresentada pelo governo FHC, o partido é que se mostrou no mínimo incoerente. Ou será que foi irresponsável, já que disseram que se a reforma não fosse aprovada a previdência corria o risco de anos mais tarde não conseguir pagar seus contribuintes, se a situação era tão grave, porque não aprovaram antes?
        A senadora Heloísa Helena diz que a situação da previdência não é desesperadora como foi passada, existindo algum problema o culpado é um desvio de verba da previdência para fins de ajuste fiscal legalizado por FHC e que o governo LULA devia usar seu atual poder para acabar com este desvio e não para fazer a reforma da previdência, que é um remendo desse rombo, onde quem paga são os pobres.
 
Perigoso PT
 
        Estamos em 2011, dedpois de duas goestões seguidas do governo LULA , agora vem o governo DILMA e o que foi feito pelo tão esperado governo de alguns setores do PT, uma reforma da previdência que não favorece o povo, aumento de juros, aumento do desemprego e um projeto como o Fome Zero que até agora não mostrou eficiência alguma, com certeza não era isso que o povo brasileiro esperava. O que mais me preocupa nesse novo PT são suas alianças PL, PMDB e agora em conversação com o PP de Paulo Maluf, antigos inimigos estão virando novos amigos íntimos, isso está ficando muito perigoso, daqui a pouco convidam o PFL para fazer parte do governo também e colocam o ACM assessorando o LULA.
        Antigamente tínhamos no Congresso Nacional os parlamentares do PT que votavam contra qualquer medida que fosse desfavorável ao povo, hoje são eles que propõe esse tipo de medida e estão recebendo apoio dos antigos inimigos que agora viraram amigos para juntos favorecerem ainda mais a elite financeira e dar esmolas para os pobres ficarem de bico fechado.
        Não podemos e não vamos nos deixar levar pela propaganda desse governo que fala uma coisa e faz outra, sempre com o objetivo de dividir a população para enganá-la.
        A população tem que se unir e exigir a implementação de medidas populares imediatamente, já que a situação se mostra desesperadora, onde o maior partido de esquerda o qual defendia o povo chegou no poder e agora defende a elite financeira com a condição de dar simples migalhas aos menos favorecidos dizendo-lhes que são medidas populares. Pior que não ajudar ao povo é enganá-lo dizendo que está o ajudando, quando na verdade está simplesmente manipulando sua opinião. 

Fontes:
Site amigos da Heloisa Helena -www.amigosdaheloisahelena.com.br
O site  http://www.senado.gov.br/
De onde foram usados os textos “Desbotou a estrela do PT” escrito por Villas-Boas Corrêa.
“Noam Chomsky encabeça manifesto contra a expulsão de radicais do PT” escrito por Soraya Aggege. “Gramsci, a senadora e o PT” escrito por  Milton Temer.
O site http://www.opasquim21.com.br Entrevista com a senadora Heloisa Helena feita por Ziraldo, Luís Pimentel, Zezé Sack, Sergio Martins, Arthur Poerner, Cláudio Iusi, Mac Margolis, Adriana Rezende, Sidney Rezende, Marlucio Luna, Vinicius Rocha, Ziralzi Alves Pinto, Pedro Gutierrez

Nenhum comentário: