16 de agosto de 2011

O Que São Eventos Culturais?

Para podermos fazer tal definição antes é necessário definir o que é evento e o que é cultura.
  Definição de evento
  • Acontecimento, sucesso. (dicionário Aurélio)
  • Qualquer acontecimento que foge a rotina, sempre programado para reunir um grupo de pessoas. (SENAC)
  • Qualquer fato que pode gerar sensação e, por isso, ser motivo de notícia (seja de cunho interno ou externo). Com base nesta definição, podemos destacar as seguintes características de um evento:
  •          O evento como um fato;
  •          O evento como um acontecimento que gera sensação; e
  •          O evento como notícia.(Melo Neto)*
        Os eventos podem ser classificados como naturais, ou seja, aqueles provenientes da natureza (maremoto, enchurrada, terremoto etc.) ou culturais, ou seja, produzidos pelo homem.

Definição de produção de eventos

        Eventos são todos os acontecimentos previamente planejados, organizados e coordenados de forma a contemplar o maior número de pessoas em um mesmo espaço físico e temporal, com informações, medidas e projetos sobre uma idéia, ação ou produto, apresentando os diagnósticos de resultados e os meios mais eficazes para se atingir determinado objetivo. (Britto e Fontes)*
  

Definindo cultura

        Se perguntarmos a qualquer pessoa na rua qual o significado da palavra cultura, certamente a maioria irá responder que significa conhecimento, que fulano é culto porque lê muitos livros, é uma pessoa intelectualmente superior àquelas que não possuem estudo, pessoas sem cultura, sem informação. Outra definição que temos é que cultura é sinônimo de lazer. Quando se fala em espaço cultural ou atividades culturais está se referindo ao lugar ou práticas onde a arte é posta como cultura erudita (elite escolarizada) e cultura tradicional (costumes do povo).
        As duas definições podem ser desfeitas com a argumentação de que conhecimento e lazer são o fim último da existência da humanidade. Sendo o primeiro caracterizado como práticas sociais pragmáticas e o segundo como práticas sociais hedônicas e se aceitarmos o fim último da existência humana é o prazer e que todos os seres humanos tendem por natureza a sua obtenção, temos então que o prazer é um elemento natural a todo indivíduo e que somente pode-se obter o prazer se antes eliminarmos ou fugirmos da dor, seja através de atividades meio ou atividades-fim. Logo, as diversas práticas sociais, pragmáticas ou hedônicas, são atividades culturais em busca de um fim natural no ser humano, o prazer e o conhecimento.
        Para que o homem possa executar as práticas hedônicas antes ele necessita utilizar-se das práticas pragmáticas para eliminar a dor e buscar o prazer. Porém, a história da humanidade sempre foi a história das lutas de classe e seu motivo foi a necessidade de certos indivíduos procurarem a obtenção do prazer e do conhecimento com a exploração das práticas pragmáticas dos demais indivíduos para o seu próprio benefício.

Definindo evento cultural

        Baseado na definição já dada a eventos e a cultura, acrescentaremos as seguintes características para os eventos culturais:
·     Não deve ser comercial e/ou subjetivo;
·     Não pode possuir um público restrito, deve ser a toda sociedade. Eventos culturais são discursos públicos (qualquer ser humano para produzir um discurso deve ter consciência da sua produção para que o seu resultado venha a ser um produto cultural).
·     Visa a democratização das manifestações culturais como: tecnologia, saúde, educação, arte etc;
·     Visa anular a desigualdade social.
        A produção de eventos culturais é antagônica à produção de eventos mercadológicos. Enquanto a primeira visa a democratização dos bens culturais, o segundo é voltado para um público consumidor impondo a ele uma cultura de consumo e alienada. Esta é denominada indústria cultural ou cultura de massa. Ou seja, a produção cultural existe para reparar o abismo criado na sociedade pala indústria cultural.
        Assim, temos que toda a atividade que o homem cria para satisfazer as suas necessidades naturais (alimentar-se, dormir, cuidar da higiene, obter lazer e conhecimento etc.), ou seja, os meios do qual o homem se utilizará para atingir tais necessidades são atividades culturais.
        Toda atividade cultural produz discursos sociais, sendo assim, são atividades onde o seu papel é se destinar ao coletivo.
Notas
 MARTIN, Vanessa, 2003

Referência Bibliográfica

  BIZZOCCHI, Aldo. Anatomia da Cultura - uma nova visão  sobre ciências, arte, religião, esporte e técnica. São Paulo: Palas Athena, 2003.
MARTIN, Vanessa. Manual Prático de Eventos. São Paulo: Atlas, 2003.

Dedico esse texto a uma grande pessoa, muitíssimo importante em minha vida, embora eu a tenha conhecido há pouco tempo: Sheila Bazalha, pra te definir tanto como atriz quanto como pessoa, posso te dizer a seguinte frase de Mahatma Gandhi: "Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas estejam tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível."

Nenhum comentário: