8 de agosto de 2011

Stalin e a URSS

Sob a bandeira da ideologia dos EUA, tudo que resiste ao capitalismo ou americanismo é pintado de mal – islamismo, orientalismo, comunismo. O comunismo e Stalin são apresentados como males que foram eliminados da terra, bestas apocalípticas. Mas será que Stalin foi esse mal?

Filho de sapateiro, estudou em escola de padres, onde foi expulso por defender o marxismo. Na época dos czares, foi deportado várias vezes para a Sibéria. No comitê ajudou a preparar a revolução que mudaria a história de um país com traços feudais, sem constituição e absolutista em pleno século XX.

Como secretário-geral do Politburo (órgão máximo do PC) apresentou a idéia de que o comunismo deveria se fortalecer na URSS antes de se expandir, opondo-se a Trotsky.

Com a morte de Lênin, Stalin se tornou o dirigente do Estado. E aqui começa seu julgamento, pois foi um ditador que matou seus opositores. Evitemos anacronismos, ditadura existe sempre que há perigo de ruir o Sistema. Na época, eram comuns as ditaduras, o imperialismo proporcionava essa necessidade. Nenhum Estado democrático sobreviveria numa situação de disputa, pilhagem, partilha territorial, divisão de colônias e do mercado financeiro.

Stalin pegou um país marcado pelo cordão sanitário, crise econômica, extrema fome, desemprego e muitos males sociais. Para melhorar a qualidade de vida do povo, Stalin optou pelo crescimento econômico. Planificou a economia criando planos qüinqüenais, dando prioridade a indústria de base, criando empresas estatais. Isso acabou não só com o desemprego do país em pouco tempo, resolveu o problema da moradia, da educação, da saúde, da fome. Acusam Stalin de matar camponeses, porém o campesinato tinha acesso direto a educação e saúde.

A URSS se tornou uma potência mundial em pouco tempo. Segundo o americano Leo Huberman, o aumento anual de produção mundial na indústria capitalista era de 3%. EUA de 1925 a 1929, período de plenitude capitalista, cresceram menos de 4%. Polônia e França chegaram a 9% e a URSS a mais de 20%. O jornal inglês Manchester Guardian destacou em 20 de fevereiro de 1936: “Um mundo cético tem de admitir que a propriedade coletiva está sobrevivendo, que criou uma nova forma de patriotismo e incentivo ao trabalho. Pode não ser o socialismo dos primitivos ou dos profetas, mas funciona.” Não há dúvida de que a URSS foi uma potência econômica sob a direção do Estado.

Acusam Stalin de ser ditador. A Constituição dos EUA é a mesma desde 1787 e fora elaborada pelos liberais. Com a conclusão da Constituição da URSS ela teve que ser aprovada pelo povo, através de críticas, discussões e emendas.

O povo gostava de Stalin porque ele acabou com uma porrada de problemas sociais do país. A crise da URSS não instalou por causa do comunismo, mas por causa da abertura ao capitalismo que se deu após Stalin.

Por que os EUA foram aliados da URSS na 2º Guerra? Porque eles estão do lado de seus interesses apenas. Se uniram a Aliança do Norte no Afeganistão para derrubar o Taleban (do finado Osama Bin Laden) que impedia seus negócios no país. Em Kosovo, se uniram a ELK, grupo revolucionário. Já foram aliados de Saddam Hussein. Atacaram a personalidade de Stalin porque enquanto a URSS decolava em sua economia e resolvia seu problema social, os EUA estavam mergulhados na Grande Depressão em conseqüência da queda da bolsa de New York.

Se a questão é democracia, onde ela está? No Brasil, EUA? O que é democracia? Um país com fome, desemprego, educação precária, saúde abandonada e política imoral pode falar em democracia? Falem , cambada de vagabundos!  Para se falar de Stalin, procure saber da URSS stalinista de antemão, pra não sair falando merda por aí!

Nenhum comentário: