9 de agosto de 2011

Vereador fala merda no Twitter e se estrepa em Jacareí

Usar as redes sociais tem se tornado comum, inclusive entre políticos e famosos. Muita gente acompanha o que eles dizem, e algumas declarações acabam em polêmica. É o caso de um vereador de Jacareí. Ele postou algumas críticas aos professores e à educação. E agora está dando o que falar na cidade.  Frases twittadas pelo vereador Dário Burro:

"Professores adoram palestras nas escolas! Assim eles não precisam dar aulas"

"Detestam os estudantes que vão às aulas em emendas de feriado. É sempre a mesma reclamação: por que eles vieram? Por que não ficaram em casa, assistindo à tv, jogando vídeogame?"

"Isto indica que os professores são realmente inúteis"

Essas declarações caíram como uma bomba na categoria. Tudo começou em um encontro de professores na Câmara Municipal, no fim de julho. O vereador era convidado, fez uso da palavra, mas não expôs as suas opiniões. Depois, colocou todas elas nas redes sociais.

A professora doutora Ana Abreu de Souza foi a organizadora do encontro e rebateu as declarações de Dário Burro. "A dimensão da educação é muito complexa, não depende da boa vontade de um professor. Nós temos questões ligadas a plano de carreira, estrutura financeira, estrutura física, contextos sociais e aí é muito covarde culpabilizar o professor", afirma.

Nas ruas, a professora recebeu o apoio de moradores que também ficaram indignados com a opinião do vereador. "O que me deixou mais ofendido foi a maneira pejorativa na qual ele se referiu aos professores. Até pautando várias vezes que o professor não gosta até de dar aula. Eu, como filho de professora, achei extremamente negativa a maneira que ele colocou", opina Danilo Souza.  E foram dezenas de manifestações por meio das redes sociais. Essa abaixo, os internautas acharam revoltante.

"Prepare-se para ser professora. É muito comum as pessoas rejeitadas pelo mercado de trabalho virarem professores. A maioria dos professores de Biologia sonhava ser Oceanógrafo. Por aí vai! Uma multidão de frustrados descarregando as frustrações nos educandos"

Nossa equipe conversou com o vereador Dário Burro, e ele reafirma tudo o que escreveu. "Eles só reclamam, eles deviam trabalhar. Se as crianças não aprendem é porque eles não ensinam", afirma.

As opiniões do político causaram um desconforto enorme. "Acreditamos que ele foi leviano, porque ele tratou em especial da categoria dos professores e focou os professores no sentido de desqualificar essa categoria. Essa profissão é a mais nobre que existe em uma sociedade", disse o Diretor do Sindicato dos Professores, Roberto Mendes.

O professor Roberto disse que vai pedir à Câmara o direito de resposta e lançou um desafio ao vereador: "Desenvolver um projeto que avalie o vereador, avalie o político, que faça uma prova como é feita para o professor lecionar", diz Mendes.

Mas questionado sobre o que o vereador pode fazer, na prática, para mudar a educação na cidade, ele desconversa. "O professor tem que cobrar isso do executivo, e não do legislativo. Quem coloca em prática essas coisas, é o executivo, se há falha, isso é do próprio Executivo", diz o vereador.

"Todo esse desrespeito é demais, vindo de um vereador então, é mais complicado ainda", disse Danilo Souza. "A gente precisa exigir dos governantes, respeito, e respeito de fato, com ações", cobra Ana Abreu de Souza.

Segundo a Comissão de Ética da Câmara de Jacareí, não foi aberta uma representação contra o vereador porque as declarações foram feitas fora do plenário, em uma página pessoal. Caso algum munícipe apresente  uma denúncia formal à Comissão de Ética, a representação será analisada. Aí, seu moleque, mais respeito com os professores de Jacareí, seu vereadorzinho de araque!

Nenhum comentário: